sexta-feira, 29 de abril de 2011

VISITA À HIDROPONIA VANDREA

Dia 12 de abril, os 6º’s anos A e B, visitaram na localidade de Passo do Corvo o cultivo hidropônico.
A empresa chama-se Vandrea, tem 10 anos de trabalho, 28 funcionarios e 26 estufas. 99% da produção vai à Porto Alegre, para mercados como: Rissul, Zafari, Big e nacional.
A semeadura é feita em bandeja de espuma fenólica. Casa bandeja tem 345 furinhos. A espuma deve ser lavada por aproximadamente 1 hora, pois é derivado do petróleo. Toda essa água é reaproveitada no final do processo de cultivo.
As sementes são especiais, pré-germinadas, devem ser conservadas na geladeira e são importadas da Europa.
A germinação precisa de uma temperatura de 24° a 28° em sala escura. Quanto mais quente mais rápido o desenvolvimento. A irrigação é feita por “timer” automaticamente.
A água deve estar com uma temperatura de 18° a 20°. Abaixo de 12° a planta não se alimenta, por isso, no inverno a água precisa ser aquecida.
A hidroponia usa 70% menos água do que o cultivo no solo. No berçário usa-se o sistema “Floating” (flutuante) com piscinas com sais minerais, até as raízes ficarem mais compridas.
As bandejas de isopor devem ser esterilizadas, pois ficam livres de fungos, pragas e bactérias. A esterilização é feita por aparelho de ozônio.
Na hidroponia Vandrea são cultivados 18 variedades folhosas, como: radiche, espinafre, alface grega, alface mimosa, romana, lisa, crespa, roxa alem do cultivo de tomate doce e de pimentão maça.
As vantagens da hidroponia são, um produto mais saudável, maior valor nutricional e menos calórico do que o produto cultivado no solo, sem uso de agrotóxicos.
Professoras: Salete F. Kraemer e Salete C. A. Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário