sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SER JOVEM

Durante as aulas de português, ministradas pela professora Veranisa, a 8ª série A e B leu, interpretou, debateu e produziu crônicas argumentativas que tinham como tema: SER JOVEM.
O resultado desse trabalho foi maravilhoso. Surgiram ótimos textos, dignos de serem publicados, como a crônica abaixo:
SER JOVEM
Para mim ser jovem é não ter medo, exceto do medo. É sempre viver achando que se pode viver pra sempre. É se irritar com coisas poucas.
Ser jovem é estar cheio de problemas, que na verdade não são bem problemas e sim coisas difíceis de se resolver.
É sempre conseguir irritar os pais com gírias, gestos, músicas e atitudes. É sempre ter com quem contar, mesmo estando sozinho. É ouvir música o dia todo, idolatrar uma banda a vida toda ou apenas alguns meses. Ler um livro e dizer “ESSE É O MELHOR LIVRO DO MUNDO” aí na outra semana já estar apaixonado por outro livro.
É sempre ter opinião própria e nunca ter opinião sobre nada. Ser jovem é estar cansado depois de ter dormido horas. É estar com fome, mas não de comida e sim de chocolate; é estar com sede, não de água, mas de refrigerante. É amar seu pequeno mundo, o seu quarto.
Ser jovem, é detestar crianças e ao mesmo tempo amá-las e achá-las lindas e fofas. É não dar bola para o que os outros dizem e senão for uma opinião construtiva ou simplesmente um xingamento, deixar pra lá.
E como dizia o texto SER JOVEM de TÁVOLA que estudamos na aula de português, “SER JOVEM É MISTURAR TUDO ISSO COM A IDADE QUE TENHA 30, 40, 50, 60, 70 OU 19. É SEMPRE ABRIR A PORTA COM EMOÇÃO. É ESPERAR DOS OUTROS O QUE AINDA NÃO DESISTIU DE QUERER. SER JOVEM É VIVER EM ESTADO DE FUNDO MUSICAL DE SUPER PRODUÇÃO DA METRO. É ABRAÇAR ESQUINAS, MUNDOS, ESPAÇOS, LUZES, FLORES, LIVROS, DISCOS, CACHORROS E A MENININHA COM UM PROFUNDO, ABERTO E INCOMENSURÁVEL ABRAÇO FEITO DE FESTA, COCADA PRETA, DENTES BRANCOS E DEDOS TÍMIDOS, TODOS PRONTOS PARA OS DESENCONTROS DA VIDA. COM UMA PROFUNDA VONTADE DE SER”.
Natália Liesenfeld de Melo

Um comentário:

  1. Pô muito show esse teu textoo é exatamente isso o q é ser jovem

    ResponderExcluir