segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Textos na língua do P



De forma criativa e inteligente os alunos do 8 ano A e B, nas aulas de português, escreveram histórias só com palavras iniciadas com a letra “P”. 
Veja o resultado:
Na língua do P
Paulo Pinto Pereira precisou pagar pedágio para passar por Portugal. Planejou pedalar para Polônia, passou por pomares, por pizzarias, por peixarias, por pinguelas...Pescou peixes, piranhas, polvos, pois planejava piquenique. Petiscou pequenos pedaços porque procurava pessoas para poder palavrear. Passou por pedreiros, pintores, pomicultores, professores, pixadores...Paulo Pinto Pereira, pedalador, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Profundas privações passou Paulo. Pensava poder progredir pintando. Portanto pintou paraísos. Prédios, portas, paredes, portais.Passou pela padaria para pegar pães, presunto, patê. Preparou para pessoas publicitárias porque precisava pagar passagens para poder passear para Paris, pois poderiapintar, portanto, prudentemente.

 Luiza Kist Neumann e Daiane Matte do 8ºA

Petruchio, pensador paciente 
Petruchio pensava positivamente para procurar palavras profundas. Por pensar positivamente, pregava peças pitorescas. Preferia permanecer paciente, pois podia parecer pirado. Pensativo, porém papudo, passava-se por: poeta, pintor, psicólogo, profeta, pensador, político, porteiro, patrono, palhaço, preguiçoso. Parecia pouco português, pouco polonês, parte parisiense. Pagava periodicamente prestações parceladas para padarias. Possui poções poderosas para plantas perigosas. Protege plantas, pois podem passar parasitas pegajosos. Prefere permanecer pacífico, podendo praticar poemas para paixões platônicas. Plebeu perseverante, pensa pouco perfeitamente, pois procura pouco poder particular. Petruchio percebe preconceito pleno, pois patrícios pessimistas poluem perfeitos prados, pomares plantações. Possui parentes palermas possessivos por paçoca. Primos patetas: Prometeu, Petúnia, Pablito, Perséfone. Produz plantas por passatempo, passa perfeitamente, proseando, porém pensativo. Pretende preservar paraísos, pontualmente, povoando países pequenos, palácios privados (passando para públicos). Personagem persistente busca paz permanente.
Isabel Spaniol

Paixão por poesias!

Pietra passava por Paris, ponto populoso principal. Pietra procurava Pedro, príncipe português. Pedro, popular por ser poético, poético perfeito. Pedro prometera a Pietra, por pedidos postais, passar partituras, poesias. 
Para praticar, precisavam paisagens produtivas. Partiram, pé por pó, passando por 
Portugal, Polônia, Paris, Paraná, Peru, Paraguai. Praticaram por períodos, persistentemente. Porém, protestantes pegaram pertences, provocando prejuízos. 
Partiram pobremente para países pouco povoados, prestigiados por paisagens 
Pouco a pouco, populares pátrios, puderam possibilitar para Pietra, partituras 
poéticas. Permaneceram por poucos períodos, porém produtivos.
Pietra pode pesquisar poesias, produzindo preciosas partituras. Propiciando para 
população, prazerosos poemas populares.
Gabriela Kraemer



sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Oficina de Serigrafia

Inicia na sexta-feira à tarde(04 de outubro) a 2ª OFICINA DE SERIGRAFIA com Professor Samuel Hergesell. Interessados inscrever-se na secretaria da escola.
Horário da oficina: das 13h30min às 15h.
Lembrando que a oportunidade é para aqueles que ainda não participaram.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

LEIS DE NEWTON


Através de uma metodologia diferenciada, os alunos da 8ª série A e 8ª série B puderam comprovar as três Leis de Newton, durante uma aula de Ciências com a professora Ana Paula.
Com uma atividade prática, foi possível ver a teoria de uma forma concreta e atrativa para os alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa. Para relembrar, as Leis de Newton referem-se a Física clássica, tendo como enunciados:
1º LEI: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.
2ª LEI: A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.
3ª LEI: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Área Coberta de Esportes

Compartilhando....
Escola Bela Vista terá quadra coberta de esportes

O clima de alegria tomou conta dos pais e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bela Vista, presentes no encontro realizado na tarde da última terça-feira, dia 10, nas dependências da escola. Na ocasião, o Prefeito Sidnei Eckert, acompanhado de secretários e demais representantes da administração municipal, anunciou a confirmação de uma quadra coberta de esportes para a comunidade local.

O anúncio foi feito no terreno localizado nos fundos da escola, adquirido em 2012 pela administração municipal e cercado recentemente, num investimento total superior a R$ 277 mil. O local abrigará a nova quadra de esportes do município. Orçada em R$ 506.126,62, a quadra será construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), via Ministério da Educação. O município inscreveu o projeto em maio deste ano, garantindo a quadra de 980,40m², com vestiários feminino e masculino, arquibancadas laterais, estrutura metálica e plano de acessibilidade, com rampa de acesso e banheiros apropriados. A primeira parcela do recurso já está confirmada e a obra deve iniciar assim que for concluído o processo licitatório.

Após o anúncio, Eckert reafirmou a preocupação da administração em proporcionar melhorias constantes nas escolas e qualidade de ensino aos alunos do município. Salientou ainda sobre a importância das parcerias e do trabalho em coletividade para a realização dos projetos. O vice-prefeito Áurio Scherer falou sobre a importância da sintonia entre os governos federal, estadual e municipal, na busca e conquista de recursos. A diretora da Escola, Glaci Maria Trasel, emocionou-se ao receber a notícia. “Esse é um antigo sonho que temos. Com certeza a quadra vai complementar a qualidade da educação que se prima nessa escola, incentivando ainda mais a nossa gurizada a praticar esportes e abandonar o sedentarismo. Só temos a agradecer”, finalizou.

Legenda: Anúncio da confirmação da quadra de esportes foi feito no terreno localizado nos fundos da Escola, onde a quadra será construída.






 



CulturarTchê